Os estrunfes, criados pelo desenhador belga "Peyo", vão festejar o seu 50.º aniversário com a realização de uma digressão europeia e novas aventuras, aos quadradinhos e também nos ecrãs de televisão e salas de cinema.
O "pontapé de saída" das festividades foi dado em Bruxelas, terra natal de Pierre "Peyo" Culliford, numa conferência de imprensa com a participação da viúva e filhos do autor, e de outros membros da vasta equipa que mantém os "estrunfes" em actividade mesmo após a morte do desenhador, em 1992.
Entre as iniciativas previstas para todo o ano, contam-se a edição, ainda este mês, de mais um álbum de banda desenhada - com o título original Les Schtroumpfs et le livre qui dit tout (Os Estrunfes e o Livro que Diz Tudo) -, novos episódios de desenhos animados a serem difundidos em numerosos países (incluindo Portugal), um filme de animação em três dimensões, e a aposta em livros de actividades, jogos (também na Internet) e estatuetas comemorativas para coleccionadores.
A principal marca das celebrações será todavia a digressão europeia, que levará milhares de "estrunfes" a invadir as ruas de diversas cidades europeias, numa iniciativa dirigida às crianças e cujas receitas reverterão a favor da Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância).
A ideia consiste em acordar várias cidades a uma certa manhã - os nomes e as datas mantêm-se em segredo - com diversos milhares de "estrunfes" (brancos) espalhados pelas ruas (na fila para os correios, à espera de autocarro, a brincar no jardim ou em qualquer outra actividade), sendo as crianças convidadas a levar para casa e a decorar. As obras mais criativas, serão premiadas.
Paralelamente, em cada um dessas cidades será leiloado um "estrunfe" decorado por uma celebridade - com as receitas a reverterem a favor da Unicef -, será realizada uma exposição dedicada ao 50.º aniversário e um zeppelin sobrevoará o local das festividades.
Criados em 1958 por Pierre Culliford (nascido em Bruxelas em 1928), os "estrunfes" conheceram o seu pico de glória na década de 1980, quando os estúdios Hanna-Barbera deram animação aos gnomos azuis, em desenhos animados transmitidos pela cadeia televisiva norte-americana NBC e que rapidamente deram a volta ao Mundo.
fonte: LUSA
1 comentário:
Mais te digo que a Estrunfina vai perder o monopólio dos seus amigos assexuados. Ah pois, dizem os responsáveis pelo filme que vão criar mais amigas para ela conversar e fazerem a vida negra aos azulitos...
Enviar um comentário